Buscar
  • MGEO Tecnologia

Taxa de desdobra

Antes de começarmos a aplicar a MEIOSI, é necessário entendermos alguns requisitos básicos, como sistema de piloto automático e a taxa de desdobra.



- Sistema de piloto automático

Uma vez instalado o piloto automático no veículo, realizado todo o processo de calibração e configuração do sistema de acordo com o tipo de operação, partimos para o seu uso em campo.


Com o trator posicionado no talhão (área de trabalho), o operador tem duas opções para começar a utilizar o piloto automático. A mais simples, após ele ter definido que vai trabalhar em modo “reta”, por exemplo, é ele marcar um primeiro ponto (A), se deslocar por alguns metros dentro da área e, em seguida, marcar o segundo ponto (B). Feito isso, o sistema automaticamente vai unir estes dois pontos, criando uma reta e traçando infinitas paralelas, obedecendo sempre a largura de trabalho de acordo com sua operação, garantindo com isso o paralelismo entre as passadas.




Uma segunda opção que cada vez mais está sendo utilizada é fazer o planejamento dessas linhas de trabalho no escritório, através de software específico, que simulam a operação real garantindo um maior rendimento da máquina, menor número de manobras e melhor aproveitamento da área. Para esse planejamento no escritório é necessário que você tenha mapas georreferenciados das áreas ou imagens aéreas de alta resolução tiradas por um drone, por exemplo.


Como sugestão para garantir um melhor desempenho do sistema quanto à exatidão, é indicado ao produtor à aquisição de algum tipo de sinal de correção, como por exemplo, o sinal RTX da Trimble, que garante correções de até 3,8cm.


O piloto automático pode ser instalado na maioria das máquinas agrícolas e traz muitos benefícios para o produtor.


Conheça outras funções e vantagens do piloto automático:


- O operador pode trabalhar de forma mais segura e precisa;

- Melhor paralelismo nas passadas

- Maior produtividade nas operações de campo;

- Menos defensivos aplicados nas lavouras;

- Menos diesel gasto por hectare;

- Menor número de manobras;

- Menos pisoteio dentro da área de trabalho;

- Menor agressão ao meio ambiente.




Sabemos que é nosso dever de quem está a frente no campo manter a sustentabilidade rural, e assim a tecnologia vem para nos auxiliar. Através de GPS planialtimétricos conectados ao trator é realizado o mapeamento planialtimétrico da área, assim exportamos os dados do display do GPS e importados aos softwares SIG (Sistema de Informações Geográficas). Podemos analisar a atual situação da área em si seja pela altimetria ou observar as necessidades de técnicas conservacionistas do solo, retirada de APP (Área de Preservação Permanente), para evitarmos confronto com a natureza e preservação do meio ambiente. Após analisarmos a área será criado o projeto de sistematização de plantio onde são locados com Piloto Automático com disponibilidade de sinal RTK terraços suavizados e inteiramente no nível, melhor sentido de plantio para economia de viagens e redução de números de manobras, criação de carreadores estratégicos seja para transbordamento ou para evitar algum fechamento da sulcação, criação de locais para malhadores e já diretamente pensando na colheita. Utilizando esses dados e preparando a área com antecedência estaremos nos livrando de surpresas durante o plantio e consequentemente ganhando tempo e redução de custos.

Após criarmos linhas de plantio da sulcação, será feita a realização de projetos de sistematização de plantio com auxilio de Piloto Automático sinal RTK nos canaviais e obtemos sulcos com espaçamentos alterados de 3 cm no máximo suavizados e homogêneos.


Levantamento Topográfico da área com precisão é importante para definição do sentido da sulcação, melhor aproveitamento do solo, uma sistematização adequada para colheita mecanizada e conservação do solo.

Abaixo alguns exemplos de estudos.


Estudo de declividade da área

Planejamento de curvas de níveis para conservação do solo.













Projeto de Linhas de Meiosi, respeitando a declividade do terreno.













- Planejamento Operacional


Taxa de Desdobra

A taxa de desdobra significa quantos hectares de linhas-filha são possíveis plantar a partir das linhas-mães. É necessário relacionar a produtividade da linha-mãe com a muda a ser utilizada no plantio. Como as variáveis são inversamente proporcionais, quanto menor a dose de mudas, mais linha-mãe se planta.


É importante ressaltar neste exercício a quantificação da dosagem foi tratada de forma simplificada e na prática deve-se levar em consideração uma série de fatores como:


• Quantidade de gemas por colmo e comprimento dos colmos.


O que influencia na taxa de desdobra?


Vários fatores influenciam nas taxas de multiplicação da MEIOSI. Entre eles podemos destacar a variedade a ser utilizada:

• Tipo de solo;

• Época de plantio;

• Época da desdobra.


O sucesso do sistema MEIOSI está associado a utilização das mudas pré-brotadas para o plantio, sendo assim, essas mudas apresentaram melhores características fitossanitárias devido as garantias e maior rastreabilidade dos viveiros. Assim é possível garantir números adequados de cana por metro quadrado e facilita a multiplicação de materiais genéticos promissores.


Para definição da melhor taxa de desdobra da MEIOSI devemos obedecer a alguns itens importantes para um planejamento eficaz.


• Ambiente produção tipo de solo que vamos trabalhar.

• Época de Plantio










Para dimensionar qual melhor taxa de desdobra, precisamos verificar em qual época será o plantio, se serão épocas das chuvas ou não.


Para definição da variedade


Definindo a época que será feito o plantio, definimos a variedade da cana, para melhor desempenho para época.

• Estruturas de Máquinas, implementos e pulverizados para um dimensionamento correto das larguras e espaçamentos que serão utilizados.




















Manejo correto da cobertura do solo e das pragas.


Após o plantio da desdobra, é recomendado realizar uma aplicação de herbicida em pré-emergência, com o objetivo de garantir um residual até a próxima aplicação. Em 60 dias, há a necessidade de nivelar a superfície do solo da entrelinha e linha de plantio.


A MEIOSI vem ganhando espaço a cada dia no setor sucroenergético, já que é uma modalidade de plantio que apresenta diversos benefícios como:


• Aumento de produtividade;

• Geração de renda extra;

• Rastreabilidade dos materiais genéticos.


Esse é apenas o começo de tudo sobre a MEIOSI e seus benefícios. Fique ligado aqui no blog e siga nossas redes sociais!

28 visualizações

ENDEREÇO

 

Rua Cândido Portinari, 684

Jd. Nova Yorque

Araçatuba

Avenida Maurílio Biagi Nº 800 - Spasse Office - Sala 1310 13º andar
Bairro: Santa Cruz do José Jacques     Ribeirão Preto/SP     
CEP: 14020-750

CONTATO

 

contato@mgeotecnologia.com

Tel: (18) 3301-4407

CONTATO RIBEIRÃO PRETO

 

Tel: (16) 3916-5004

HORÁRIOS

 

ABERTO SEGUNDA A SEXTA

7:30HS - 18:00HS